Artigos

PSol anuncia filiação de ex-petistas baianos à sigla

30 de Outubro de 2015 - Diogenes Matos

Durante a abertura do Congresso Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que será realizado nesta sexta-feira (30), às 19hs, no Hotel Sol Barra, localizado no Porto da Barra, em Salvador, será anunciada a filiação para a sigla, de duas importantes lideranças do movimento negro baiano. O evento irá discutir a nova composição da Diretoria Executiva e o novo Presidente que vai comandar a legenda partidária nos próximos dois anos.
FOTO-SAMUEL-VIDA-1

Samuel Vida é ex-petista.

Advogado, professor do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia e da UCSAL, Ogã do Terreiro do Cobre, membro da Organização Não-Governamental AGANJU, visto como uma das principais lideranças do movimento negro baiano e importante referência acadêmica nos debates sobre relaçoes étnico-raciais no Brasil. O nome dele é Samuel Vida, ex-petista, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1983, resolveu entrar para o Partido Socialismo e Liberdade devido às decepções com a política adotada pelas gestões do PT. “Percebemos um esgotamento de qualquer possibilidade do PT atual traçar um projeto de transformação social no país. Entendo que o Governo Federal está executando uma agenda neoliberal. Infelizmente, constatamos que a administração petista perdeu totalmente o comprometimento com as pautas progressistas que representam os diversos setores dos movimentos sociais”, destaca o advogado e militante do movimento negro, Samuel Vida. De acordo com o professor universitário, a atuação dos parlamentares do PSOL tem demonstrado o compromisso do partido com um projeto de mudança estrutural da sociedade brasileira. “ O PSOL está vocalizando as demandas dos movimentos sociais e o objetivo de mudança real do país. Os parlamentares coonseguem apontar um caminho em direção à promoção da igualdade, o respeito à diversidade e o desejo de aprofundarmos a democracia no Brasil”, enfatiza Samuel Vida. O advogado, na condição de pesquisador das relações étnico-raciais, ressaltou que a transformação do Brasil só será possível através do combate ao racismo. “ Espero que o PSOL continue frisando a importância da luta anti-racista e reafirmando a inclusão e o protagonismo negro na política brasileira”, frisa.
Bernadete Souza Ferreira Santos

Bernadete Souza Ferreira Santos

Outra importante liderança que era filiada ao PT e que vai concretizar a filiação ao Psol na noite desta sexta-feira é considerada como uma das representantes na luta contra a intolerância religiosa na Bahia. Bernadete Souza Ferreira Santos, 47 anos, é yalorixá de um terreiro de candomblé, situado no município de Ilhéus, a 400 km da capital baiana, e moradora do assentamento rural Dom Helder Câmara, área federal administrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA). Bernadete, em outubro de 2010, foi vítima de agressões físicas e psicológicas realizadas por oito policiais militares do sul do Estado. Na ocasião, a Polícia Militar local entrou no assentamento de forma ilegal e truculenta em busca de um possível suspeito e, ao serem questionados por Bernadete sobre a autorização judicial através do mandado de segurança para ter acesso ao assentamento haja vista que se trata de uma área federal, os policias iniciaram um processo de tortura e intolerância à religião do candomblé. Bernadete foi algemada, torturada e, ao manifestar a entidade conhecida no candomblé como “Oxossi”, os policiais alegaram que a vítima estava possuída pelo “demônio” e falaram que iriam tirar o diabo do corpo jogando-a em um formigueiro. Após esse triste episódio, diversas instituições do movimento negro baiano entraram com ações na justiça por crime de racismo e intolerância religiosa cometido pela Polícia Militar da Bahia. A repercussão nos meios de comunicação desse caso transformou Bernadete Souza em um dos símbolos de resistência ao preconceito sofrido pelos adeptos da religiosidade de matriz africana no Brasil.

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121