Bahia

Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia

17 de Maio de 2021 - Redação Cabula agora
[Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia]

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, em diversas partes do mundo

O 17 de maio é celebrado em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. Neste  dia, os militantes promovem ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia.
A assessora parlamentar Tuka Perez reflete sobre a importância e militância sobre a data. “Essa data é importante, pois nós militantes promovemos ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia, muito presente na vida de quase todos nós, onde vivenciamos a negação do direito à existência, também é um momento de refletir a responsabilidade nas batalhas diárias. Queremos reivindicar justiça e respeito, não iremos nos calar diante do preconceito diário, nossa voz é a nossa arma, as militâncias, mortes, as oportunidades, são as nossas armas, iremos sempre denunciar, gritar e jamais permitir que nos silenciem. Queremos ocupar espaços, em empresas, mandatos, ocupar espaço em cargos,  temos os mesmos direitos como qualquer cidadão, esse grito é pela vida e em nome da justiça para nossos iguais”, declara Tuka.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) defendeu o fortalecimento dos debates sobre diversidade na  capital. O edil disse que as lutas e militâncias são essenciais para exaltar o empoderamento e dar visibilidade ao seguimento, além de expor estratégias para garantir direitos individuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e todo seguimento LGBTQIA+, principalmente em bairros com maior vulnerabilidade social. “Estamos preocupados como podemos fortalecer esse debate nas periferias de Salvador, esse assunto é vivido diariamente, precisa expandir, fomentar ações que consigam provar para sociedade que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis merecem minimamente respeito, oportunidade de trabalho, educação, saúde. Pois, quando o LGBT é negro, pobre e feminino, a violência intensifica e causa mortes, dentro ou fora da periferia.”, pontua Suíca.
Para quem não conhece Tuka, ela é a primeira assessora trans na Câmara Municipal do Salvador. Em 2012 recebeu o convite do vereador, que na época era candidato, para trabalhar com ele na campanha e também para fortalecer o movimento e causas LGBT, no bairro de Pernambués com o grupo LGBT-Linha de Frente, onde Tuka Perez é a presidente, o grupo contém 27 membros compostos por, gays, lésbicas e homens trans.

Tuka Perez, além de ser assessora ocupa também as funções de: integrante da União das Paradas de Salvador e do Fórum TT para Travesti e Transexuais da Bahia; presidente do grupo LGBT Linha de Frente, de Pernambués, em Salvador.
Tuka lembra que em 2012 o vereador foi eleito como o edil mais bem votado pelo (PT), em 2013 a moça aceitou o convite para ocupar o cargo de primeira assessora parlamentar trans pela Câmara Municipal no gabinete do vereador. “Para mim, foi muito importante, para nós, mulheres trans e travesti ter uma oportunidade de trabalho, ter alguém que possa lutar por direitos, onde possamos entrar pela porta da frente. É como eu sempre falo, Suíca fez o dever de casa, ele abriu as portas e me dar essa oportunidade de ter uma mulher trans no gabinete, coisa que para a sociedade é uma visão impossível”. Disse ela.

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121