Bahia

Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas

03 de Dezembro de 2021 - Cabula Agora com informações do Informe Baiano
[Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas]

O presidente da Comissão de Reparação, vereador Suíca (PT) e a presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, vereadora Marta Rodrigues (PT), realizaram uma reunião com a direção do Colégio Cândido Portinari, na manhã desta sexta-feira (3)

O encontro buscou dialogar sobre medidas educativas e informativas de combate ao racismo. 


A iniciativa dos vereadores é reforçada quando casos de racismo ocorridos e denunciados em novembro,  mês que é celebrado o Dia da Consciência Negra, vieram à tona, em instituições particulares de Salvador. O caso do Portinari é de uma adolescente, estudante bolsista e filha do porteiro. 


A jovem foi alvo de ataques racistas em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, um dos estudantes afirma que vai iniciar uma arrecadação para tirar a garota do subúrbio. “Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve”. A escola chegou a enviar nota à imprensa, considerando a conduta inaceitável e em seguida proibiu que os alunos envolvidos fossem rematriculados.

Para Suíca, a reunião foi bastante propositiva. “Nosso intuito é que as comissões colaborem com o tratamento das questões raciais nas escolas, buscando realizar ações informativas e educativas para conscientizar os estudantes pelo fim do racismo na nossa cidade”, afirmou. 

Para Marta Rodrigues a luta antirracista deve ser um compromisso de todas as instituições e inserida no cotidiano da comunidade escolar. “Estivemos aqui como vereadores, mas também como pessoas comprometidas com a luta antirracista, para ouvir a escola e ver como podemos pensar ações de combate ao racismo e a todo tipo de intolerância e preconceito. Ações como estas devem servir de exemplo para todas as instituições, nosso objetivo é que seja algo cotidiano”, declarou Marta.

Da escola, estiveram presentes a diretora Silvana Araujo e o gestor administrativo Alecir Silva. Ambos os vereadores têm discutido meios de combater o racismo em unidades escolares e estiveram reunidos, no dia 25 de novembro, no Colégio Sartre.

Caso do Colégio Sartre

Já no dia 25 de novembro, aconteceu uma reunião entre vereadores de Salvador e a direção do Colégio Sartre para tratar do caso de racismo que aconteceu envolvendo alunos da instituição de ensino.

O caso da instituição em questão veio à tona após circularem prints com ataques racistas em um grupo do WhatsApp. O assunto está sendo acompanhado por uma comissão na Câmara , pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.

 

Foto: Cabula Agora

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121