Brasil

URGENTE: unidades de saúde de Vila de Abrantes e Arembepe estão sem medicamentos, estrutura e médicos

31 de Janeiro de 2017 -Redação Piatã

“O que estão fazendo com o dinheiro?”, questiona idosa.

Moradores de Vila de Abrantes e Arembepe reclamam da falta de médicos, estrutura e medicamentos nas unidades de saúde das localidades.  O porteiro e morador de Vila de Abrantes, Edivan Lima, 42 anos, disse que a unidade não tem nem vacina (áudio).Escute a denúncia de Edivan Lima.[audio mp3="https://bahianoar.com/wp-content/uploads/2017/01/bahianoar_porteiro-e-morador-de-vila-de-abrantes-edivan-lima-42-anos.mp3"][/audio] Já uma idosa e moradora de Arembepe clama por solução e questiona, “o que estão fazendo com o dinheiro? Isso é um escândalo, é uma vergonha.” (vídeo).Uma senhora diz que é um absurdo os idosos passarem por essa situação.[video width="640" height="352" mp4="https://bahianoar.com/wp-content/uploads/2017/01/bahianoar_idosa-e-moradora-de-armebepe-questiona-o-que-esta-o-dinheiro.mp4"][/video] Até uma agente comunitária de saúde em Arembepe diz que não sabe mais o que fazer diante da situação (vídeo).[video width="640" height="352" mp4="https://bahianoar.com/wp-content/uploads/2017/01/bahianoar_ate-uma-agente-comunitaria-de-saude-diz-que-nao-sabe-mais-o-que-fazer.mp4"][/video] De acordo com a moradora de Arembepe, Fabiana Franco, “os usuários que precisam marcar exames, fazer consultas médicas com especialistas como ginecologista, pediatras, geriatras e demais especialidades estão desesperados”.Ainda segundo Franco, “quem faz curativos diários tem mais de dois meses o posto sem fazer os curativos e isso vem causando transtornos às mulheres que tem úlceras varicosas e venosas estão desesperadas já que precisam e tem de fazer curativos diários”, garante.“O pessoal está saindo de Arembepe para buscar medicamentos na Policlínica em Camaçari e ao chegar lá estão dizendo que o medicamento é para buscar nas farmácias dos postos dos bairros”, contou à reportagem do Bahia no Ar.

Unidade de Saúde de Arembepe.

A Secretaria de Saúde de Camaçari emitiu nota na manhã de hoje (31), onde afirma que todas as 56 equipes que compõem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão completas com médicos em seus quadros funcionais a partir de amanhã (1).“Na semana passada conseguimos dois médicos para as unidades da Lama Preta e Ficam II. Dessa forma todas as equipes, a partir do dia 1º de fevereiro, possuirão médicos. Não será por falta de médicos que deixaremos de atender nossa população”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Básica, Mary Nadja Alves.Para o secretário de Saúde, Elias Natan, esse é um passo importante para oferecer um atendimento digno à população. “Além da presença dos médicos em todas as unidades de saúde, também estamos trabalhando para regularizar, o mais rápido possível, as condições de trabalho dessas equipes e os insumos básicos para o funcionamento e atendimento nas unidades”, ressalta.De acordo om o subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, “o investimento feito na contratação de médicos é muito alta para que a população chegue às unidades de saúde e seja atendida. Por isso, se alguém chegar num posto e não encontrar o médico de plantão, peço que entre em contato com a Ouvidoria da Prefeitura ligando para o 0800.284.7325 e denuncie para tomarmos as devidas providências".

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias