Brasil

Moradores de Simões Filho sofrem com a qualidade do transporte coletivo

12 de Julho de 2013 - Piatã

As condições do transporte municipal e intermunicipal tem gerado grande desconforto aos usuários.

Moradores do município de Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador, reclamam da qualidade do transporte coletivo da cidade. De acordo com os usuários o tempo de espera nos pontos é grande, a situação fica mais complicada quando são obrigados a viajar com os veículos superlotados, com grande risco de acidente.

A técnica de enfermagem Marina Lopes, 30 anos, mora em Simões Filho, mas trabalha na cidade de Camaçari, e para chegar ao local de trabalho passa por situações de grande desconforto. Segundo ela, tanto o transporte municipal, como o transporte intermunicipal tem muito que melhorar. “Meus transtornos começam ao sair de casa, chego a ficar quase uma hora esperando um micro-ônibus da COOTASF, e para não perder mais tempo sou obrigada a viajar num veículo superlotado. Quando eu penso que a situação vai melhorar, vem a parte 2 da história; perco mais tempo a esperar outro transporte, desta vez da VSA e a situação não é diferente, também sou obrigada a viajar num veículo superlotado. Viajo na fé, com o coração na mão, com medo de que aconteça um acidente”, contou.

Foto: Bahia No Ar.Micro-ônibus da COOTASF lotado

Ainda de acordo com a técnica de enfermagem, muitos trabalhadores acabam ficando nos pontos por conta da superlotação dos veículos.

Foto: Bahia No Ar.Ônibus da VSA lotado

Para a professora Maria Do Carmo, 38 anos, falta iniciativa da prefeitura e do governo do estado. "Não podemos ficar a mercê de um monopólio, apenas essas empresas servindo mal à população e ninguém toma uma posição". Ela afirma que a prefeitura e o governo do estado não estão cumprindo com seus papéis e que deveriam ter "uma visão mais ampla" dos problemas enfrentados pelos usuários do transporte municipal e intermunicipal, acabando de vez com o monopólio e buscando uma concorrência.

A cidade de Simões Filho tem mais de 110 mil habitantes e os usuários do transporte coletivo contam apenas com as empresas Expresso Metropolitano, única que faz o trajeto Simões Filho-Salvador; a VSA, única que faz o trajeto Simões Filho-Camaçari e Simões Filho-Candeias; e a COOTASF, única cooperativa que atende aos usuários do transporte de dentro do município.

Mesmo com o clamor da população, a AGERBA não demonstra interesse de que o monopólio acabe. Em fevereiro deste ano, o diretor da AGERBA, Eduardo Pessoa, concedeu uma entrevista ao diretor deste portal, o radialista Roque Santos, e falou da situação do transporte em Simões Filho e região metropolitana de Salvador. Segundo o diretor, mesmo com o monopólio de uma empresa na cidade, não há previsão de novas licitações, por causa do projeto de mobilidade do governo do estado, previsto para atender toda a região metropolitana com a integração dos sistemas de metrô e ônibus. “Não queremos inventar a roda, queremos aperfeiçoar o sistema”, disse Pessoa, na época. Vale salientar que este é um projeto que ainda está no papel.

No âmbito municipal, o secretário de transporte Denyson Santana, que assumiu a secretaria com esse grande problema que se arrasta desde outras gestões, informou que já existe um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que dá o prazo de 12 meses para que o transporte municipal seja licitado. Denyson informou ainda que uma empresa já está sendo contratada para fazer o plano de mobilidade do municício. O secretário já intensificou a fiscalização para os cumprimentos de horários e roteiros da cooperativa, inclusive com instalações de GPS para identificar os possíveis ‘virotes’.

Veja vídeo gravado por uma usuária do transporte municipal (COOTASF)

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121