Projeto de lei propõe que agressor perca direito aos bens no divórcio
31 de Maio de 2024 -Redação Cabula agora![Projeto de lei propõe que agressor perca direito aos bens no divórcio [Projeto de lei propõe que agressor perca direito aos bens no divórcio]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236903/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Condenados por violência doméstica contra o cônjuge podem perder o direito aos bens adquiridos no casamento/ Foto Fabio Rodrigues
Condenados por violência doméstica contra o cônjuge podem perder o direito aos bens adquiridos durante o casamento. É o que prevê um projeto de lei (PL 1977/2024) da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA
De acordo com o texto, o projeto destina à vítima de violência doméstica e familiar a totalidade dos bens do cônjuge ou companheiro agressor após a condenação. A intenção é garantir que a vítima não seja prejudicada no processo.
"Estamos propondo que, na hora da partilha dos bens acumulados durante o casamento, o agressor perca o direito a qualquer parte desses bens. Isso é uma forma de garantir que as vítimas não sejam prejudicadas financeiramente durante o processo de separação ou divórcio. Só lembrando que esse projeto abrange todas as formas de violência, incluindo a psicológica que pode ser tão prejudicial quanto a física", explicou a senadora em entrevista à Rádio Senado.
Na prática, o texto altera o Código Civil (Lei 10.406 - 2002). As regras valem para casamentos e para uniões estáveis, nos regimes de comunhão parcial ou total de bens, para agressões cometidas antes ou depois do pedido de divórcio ou da dissolução de união.
Ainda segundo o projeto, enquanto houver uma ação por crime de violência doméstica e familiar contra o cônjuge ou companheiro, os bens que caberiam ao réu no divórcio ficarão indisponíveis até o trânsito em julgado, que significa o esgotamento da possibilidade de recursos. Caso ele seja condenado, os bens passarão a ser da vítima.
Pensão
O PL ainda impede que vítimas de violência doméstica tenham que pagar pensão ao cônjuge ou companheiro agressor. Atualmente, o Código Civil prevê direito à pensão cessa quando aquele que recebe apresenta “procedimento indigno” em relação ao devedor. O projeto destaca que e a condenação por crime praticado com violência doméstica e familiar contra o cônjuge ou o companheiro é um "procedimento indigno". O projeto ainda aguarda a distribuição para as comissões do Senado Federal.
Comentários
Outras Notícias
![TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça [TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238126/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
![Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras [Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238125/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
![Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV [Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238124/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
![Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE [Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238123/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
![Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã [Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238122/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto:Rovena Rosa/Agência Brasil
![Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação [Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238121/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
