Política

Em depoimento à Lava Jato, deputado baiano nega conluio e aliança com Cunha

26 de Julho de 2016 - Miqueias Santos

Sérgio Brito negou ser aliado de Cunha e afirmou ter um histórico de desavenças e disputas com o ex-presidente da Câmara.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Sérgio Brito (PSD-BA) foi ouvido nesta segunda-feira (25) pela Justiça federal em Salvador como testemunha no processo em que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB) é acusado de receber propina no aluguel de navios-sonda pela Petrobras.
Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, o deputado baiano teria, a pedido de Cunha, assinado em 2011 dois requerimentos que pediam informações sobre auditorias em contratos da Petrobras com a Mitsui, empresa responsável pelo aluguel do navio-sonda. A denúncia é baseada na delação premiada do doleiro Alberto Youssef.
No depoimento, o deputado baiano negou ser aliado de Cunha e afirmou ter um histórico de desavenças e disputas com o ex-presidente da Câmara.
Disse que enfrentou oposição de Cunha na disputa pela comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e que também apoiou o deputado José Carlos Araújo (PR-BA), notório adversário do peemedebista para comandar o Conselho de Ética.
Brito foi membro titular do Conselho de Ética até fevereiro deste ano e teve atuação pró-Cunha durante a tramitação do pedido de cassação do então presidente da Câmara.
Em novembro, pediu vista do processo contra Cunha, adiando a votação da admissibilidade. No mês seguinte, pediu adiamento da análise do relatório do deputado Fausto Pinato (PP-SP), então relator do processo contra o peemedebista.
Em fevereiro deste ano, Sérgio Brito pediu afastamento do Conselho de Ética "por motivos de saúde,", abrindo espaço o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que era declaradamente a favor de Cunha.
REQUERIMENTOS - No depoimento, o deputado baiano negou ter agido em conluio com Cunha no prosseguimento dos requerimentos que serviram para pressionar a Mitsui a manter o esquema de propinas que teria com um dos beneficiários o ex-presidente da Câmara.
Um dos requerimentos pedia ao TCU informações sobre auditorias em contratos da Mitsui com a Petrobras. O outro pedia ao Ministro de Minas e Energia, informações e cópia do todos os contratos, aditivos e respectivos processos licitatórios, envolvendo o Grupo Mitsui e a Petrobras.
À Folha de S.Paulo, Brito afirmou ter assinado os dois requerimentos feitos pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) e deu prosseguimento a ambos na condição de presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.
"Foi uma mera formalidade. Eu era presidente da Comissão e assinei o requerimento para dar seguimento a ele. Não cabia a mim arquivar", afirmou.
O deputado Sérgio Brito ainda disse no depoimento não conhecer a Mitsui ou o seu executivo Júlio Camargo, que representava a empresa Samsung -uma das sócias do navio-sonda alugado à Petrobras.
A Folha de S.Paulo apurou que o advogado de Cunha tentou suspender o depoimento de Brito, alegando que o deputado poderia se autoincriminar caso fosse ouvido. O pedido foi considerado improcedente pelo juiz.
Por: FolhaPress

Comentários

Outras Notícias

[Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]
Saúde

Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino

21 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Ogura / Secom

[Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares]
Bahia

Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares

21 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda]
Mundo

Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda

21 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica]
Bahia

Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica

21 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]
Bahia

Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador

20 de Agosto de 2025

O ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamentou a morte do companheiro Everaldo Anunciação, nesta quarta-feira (20), vítima de câncer. Anunciação era ex-presidente estadual do PT e atual vice-presidente nacional da legenda.

[Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]
Bahia

Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador

20 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121