Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia
19 de Agosto de 2020 - Redação Cabula agora![Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia [Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/229387/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, nesta quarta-feira (19), a distribuição dos recursos financeiros recebidos para aquisição de merenda escolar para pais e responsáveis dos estudantes durante a pandemia
Pela Lei nº 11.947, que vigorava desde junho, parte da verba direcionada aos municípios, Estados e escolas federais para comprarem alimentos aos alunos deveria ser repassada aos familiares dessas crianças e jovens. Produtos já adquiridos pelas redes também seriam distribuídos. Como as aulas presenciais estão suspensas, eles não têm acesso à merenda escolar. Seria uma forma de auxiliá-los durante a pandemia.
Com o veto do presidente, o repasse do dinheiro não ocorrerá. A justificativa é de que "a operacionalização dos recursos repassados é complexa" e de que não há como assegurar que esse dinheiro será usado para a compra dos alimentos necessários aos estudante.
Pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o governo federal direciona recursos suplementares a estados, municípios e escolas federais para auxiliar na compra da merenda escolar.
São 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para ajudar na alimentação de estudantes durante os 200 dias letivos. A verba é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em cada etapa de ensino, é estabelecido um valor a ser repassado pelo governo federal. Nas creches, por exemplo, o auxílio é de R$ 1,07 para cada aluno, por dia letivo. No ensino médio, é de R$ 0,36.
Além disso, o programa estabelece também que uma parcela de 30% do valor repassado aos municípios e Estados deve ser usada para comprar alimentos cultivados pela agricultura familiar. Na lei de junho, o índice mínimo deveria ser aumentado para 40%. Essa fatia não seria repassada às famílias dos alunos.
No veto, Bolsonaro argumenta que não é possível elevar o índice para 40%, porque "haverá ônus aos municípios que enfrentam dificuldades econômicas".
Comentários
Outras Notícias
![Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras [Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237692/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras
29 de Julho de 2025Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
![Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano [Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237691/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano
29 de Julho de 2025Foto: Divulgação
![Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto [Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237690/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto
29 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo [Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237689/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo
29 de Julho de 2025Foto: Lucas Moura / Secom PMS
![Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado [Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237688/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado
28 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto / Agência Brasi
![Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas [Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237687/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas
28 de Julho de 2025Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://mail.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023