Saúde

Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em oito municípios baianos

18 de Janeiro de 2018 -Gessica Lopes
[Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em oito municípios baianos]

Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador estão entre os relacionados

Foi determinado pelo Ministério da Saúde que o estado da Bahia vai adotar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela. A campanha será realizada em oito municípios, de 19 de fevereiro até 9 de março. 

O órgão pretende imunizar 3,3 milhões de pessoas. Dia 24 de fevereiro será o dia D de mobilização. Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão. 

Confira os municípios baianos que receberão a vacinação: Camaçari, Candeal, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

A adoção do fracionamento das vacinas, conforme o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias, pelos estados para evitar a circulação e expansão da doença.

O fracionamento funciona da seguinte maneira: uma dose que antes era aplicada em uma só pessoa será destinada para quatro pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, uma mesma dose poderia servir para cinco pessoas, mas o governo irá trabalhar com uma "margem de segurança" e fracionar em quatro. 

Público alvo

A vacinação fracionada é recomendada a partir dos dois anos de idade. O público vacinado com a dose fracionada da vacina de febre amarela deverá retornar aos postos de saúde após oito anos e receber uma dose de reforço.

A vacina é contraindicada para pacientes em tratamento de câncer, pessoas com imunossupressão (rejeição a imunizações) e pessoas alérgicas à proteína do ovo. Vale lembrar que a vacinação contra febre amarela impede a doação de sangue por 4 semanas. 
 

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias